sexta-feira, 4 de março de 2011

Ossadas são enterradas em Betim

Restos mortais estavam armazenados em sacos plásticos no Cemitério Parque do Cachoeira desde 2005

Seguindo uma recomendação da Promotoria de Justiça de Betim, nesta quinta-feira, 2, a administração do cemitério Jardim Parque do Cachoeira realizou a destinação correta para os restos mortais armazenados em sacos plásticos há cerca de quatro anos. Cada uma das 128 ossadas foi enterrada individualmente em caixas metálicas na galeria pública do cemitério. A identificação dos restos mortais foi feita por meio de etiquetas que estavam coladas nos ossos desde a exumação. 38 ossadas não puderam ser identificadas e foram enterradas separadamente, caso as famílias queiram fazer exames de DNA.

Segundo o secretário municipal de Administração, Romeu Ferry, desde janeiro, o atual governo vem desenvolvendo ações de melhoria da qualidade do atendimento no cemitério. O secretário afirma ainda que as más condições do local já estavam sendo investigadas com base em denúncias feitas na Ouvidoria Municipal desde 2005. As apurações integram um relatório, que já foi encaminhado ao Ministério Público. "No processo existem denúncias relatando a venda ilegal de jazigos", afirma o secretário.

A Polícia Civil de Betim também já instaurou um processo criminal para investigar o caso. O delegado responsável pela ação, Marcelo Cali, está ouvindo testemunhas que comprovam as acusações de violação de sepultura e estelionato.

Na manhã de sexta-feira, 28, o secretário municipal, junto com representantes da Vigilância Sanitária, realizou uma vistoria nas obras de revitalização do Cemitério Parque do Cachoeira. Desde o início da semana passada, equipes da Divisão de Limpeza Urbana realizam serviços de limpeza, capina e dedetização para melhorar as condições do local. O combate aos insetos está sendo feito semanalmente pelo Centro de Controle de Zoonoses. A próxima etapa da revitalização prevê a colocação de azulejos e pisos nos vestiários, banheiros, cozinha e corredores. Estão previstas a reforma e ampliação dos velórios e a construção de uma lavanderia.

A Secretaria de Administração também esclarece que já está em andamento uma licitação para definir a empresa responsável pela manutenção e conservação do cemitério. A abertura dos envelopes contendo as propostas será no dia 8, às 9h. O edital prevê ações que vão garantir a melhoria das condições de atendimento ao público, tais como novos carrinhos para enterro, computadores e adequação do quadro de funcionários.

Um comentário: