domingo, 1 de maio de 2011

Crematório Municipal Dr. Jayme Augusto Lopes

O crematório da Vila Alpina, na zona Leste da cidade, denominado "Dr. Jayme Augusto Lopes", foi implantado em 1974, sendo um dos maiores do mundo e pioneiro na América Latina. São 134 mil m² de área verde e 4.700 m² de área construída.


Possui dois fornos crematórios e atende uma média de mais de 500 cremações de corpos por mês ou 15 por dia. Cada forno de cremação tem 3,00 m de largura, 2,60 m de comprimento e 2,30 m de altura. O forno pode cremar separadamente dois corpos ao mesmo tempo em duas câmaras de cremação distintas.
O crematório conta ainda com 03 câmaras frias para conservação dos corpos a serem cremados, as quais têm capacidade para armazenar até 64 corpos. O prazo para se disponibilizar as cinzas para os familiares é de 10 dias corridos.
Ao optar pela cremação, o contratante deve procurar uma das agências do Serviço Funerário. A cremação poderá acontecer quando:
- o falecido houver manifestado, em vida, este desejo  através de "Declaração de Vontade", devidamente registrada em cartório.
- A autorização para cremação, de quem não optou por ela em vida, é concedida por um parente de primeiro grau mais próximo, na ordem sucessória (cônjuge, ascendente, descendente e irmãos maiores de 18 anos) e testemunhada por duas pessoas, além da apresentação do  atestado de óbito assinado por 2 médicos. Parentes de 2.º grau não podem autorizar a cremação.


-No caso de morte violenta, a cremação só ocorrerá mediante autorização judicial. Para isso são necessários: 


1) Atestado assinado por um médico legista;  
2) Boletim de Ocorrência;        
3)  Declaração de um  delegado de polícia manifestando não se opor à cremação em questão;   
4) Atestado de Óbito assinado por dois médicos.

O Crematório oferece uma sala para cerimônias ecumênicas onde familiares e amigos dispõem de 10 a 15 min para as últimas despedidas. Apresentação de coral, orações, alocuções, músicas sacras ou profanas, populares ou clássicas, escolhidas previamente, podem integrar essa cerimônia. As cinzas ficam no Crematório, à disposição da família, por 30 dias; após esse período, se não reclamadas, serão respeitosamente esparzidas pelo jardim do próprio Crematório.
Crematório Municipal Dr. Jayme Augusto Lopes
Av. Francisco Falconi, 437
Jd. Avelino - Vila Alpina
03227-000 - São Paulo - SP
fone fax: (11) 2347-3549

Um comentário:

  1. O crematório Vila Alpina em São Paulo é exemplo de que a cremação é e deve ser um dos recusos utilizados pelas políticas publicas para o Sistema Funerário de suas cidades uma vez que o esgotamento de espaços para enterrar já estão em falta pricipalmente em uma cidade com o porte populacional como São Paulo.
    Quando a familia comprova que não pode bancar uma cremação o serviço é oferecido gratuitamente assim como é realizado nos sepultamentos, quando a familia não é totalmente carente são cobradas taxas que comparadas aos crematórios particulares são inferiores.

    ResponderExcluir