quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Lotado, cemitério de Ilhabela vira alvo de reclamações

A falta de espaço para novas sepulturas está causando problemas em Ilhabela, no litoral norte paulista. O problema começou porque a prefeitura decidiu transferir as ossadas para cem gavetas construídas por causa da falta de espaço no cemitério. Quarenta e um corpos teriam sido exumados.
Pelo menos dois moradores da cidade reclamam da exumação de corpos de parentes enterrados no local sem prévio aviso, conforme determina uma lei municipal. "Ossadas estão sendo retiradas a esmo", acusou uma moradora que não quis se identificar. Segundo ela, cujo pai está enterrado no cemitério municipal há mais de cinco anos, somente poucas horas antes da exumação ela foi avisada pela administração. Outra moradora disse que há dois meses o túmulo de seu irmão foi aberto, antes que ela fosse avisada.
De acordo com a prefeitura, a exumação está prevista em lei municipal e pode ser feita após cinco anos do enterro. E, mesmo não sendo exigência da lei para sepulturas temporárias, os parentes são comunicados sobre a necessidade da exumação. A prefeitura informou ainda que as sepulturas temporárias são arrendadas por 3 ou 5 anos e a lei municipal prevê a convocação dos parentes apenas na exumação de sepulturas perpétuas.
O órgão acrescentou que os fatos denunciados teriam ocorrido por descuido de uma funcionária, que só avisou as famílias horas antes da exumação. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

3 comentários:

  1. Olá, Adriana! Não consegui abrir a postagem, mesmo assim foi bom estar aqui, pois lhe convido para uma visita. Abraço! Sucesso!

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

    Convido-te ao http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Acredito que esse é um problema de diversas cidades brasileiras, a cidades estão crescendo, a população está aumentando e a capacidade dos cemitérios públicos é uma questão a se pensar, pois um dia todo mundo morre e nem sempre essas pessoas tem condições de serem enterradas dignamente em cemitérios particulares.

    ResponderExcluir
  3. Então... você já está chegando na solução? Cemitério público? Não é hora ainda...

    ResponderExcluir